quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sr. Dono do mundo,

Não é muito fácil começar essa carta, mas alguém um dia teria que fazê-la.
O que eu quero falar, eu garanto que muita gente também quer. E também garanto que nem 1 milhão de palavrinhas vai expressar tudo.. Mas a gente tem que tentar ?
Me permite começar com uma pergunta? Ah, quer saber, liberdade de expressão foi uma coisa que conquistamos há algum tempo, então vou começar do jeito que eu quiser.
Sr Dono do mundo, o que está acontencendo?
Aonde? No mundo.
Já parou pra reparar que quase nada está no lugar?
Está tudo de ponta cabeça!
Poucas pessoas tem muitas coisas, enquanto muitas pessoas não tem coisa nenhuma.
Essas poucas pessoas que têm muitas coisas, continuam ganhando mais um monte de coisas..
E aquelas que tem poucas, continuam perdendo...
Sr, porque existem pessoas que jogam toneladas de comida fora?
Será que elas não sabem que existem toneladas de pessoas sem comida nenhuma?
Porque será que algumas pessoas podem ficar horas dentro de uma banheira de hidromassagem, enquanto outras tentam se lavar na água do esgoto?
Sr Dono do mundo, está certo crianças passando frio, jogadas nas ruas?
Está certo crianças de 12 anos carregando outras crianças na barriga?
Voltando a falar da nossa liberdade.. Será que ela realmente existe?
Porque será então, Sr Dono do mundo, que em vários lugares, mulheres são tratadas como lixos, como inferiores?
Porque será que mamães, na China, colocam em adoção em outros países suas lindas bonequinhas de olhinhos puxados, para que possam ter a chance de viver dignamente, como todas as mulheres merecem?
Para essas mamães, o amor fala mais alto ainda do que a vontade de ter a filhinha perto de si.. Será que não é isso que falta em muitas pessoas? Amor verdadeiro?
Não sei, Sr.
Se você não tem certeza, quem sou eu?
Eu sou só uma menina de 17 anos, que não teve nem tempo de começar a vida ainda, mas que já viu tanto em pouco..
Já viu tanto sofrimento em olhinhos tão pequenos, como os de um menininho de 6 anos pedindo esmolas nas ruas..
Já viu tanta sujeira nos olhos sínicos dos políticos ao prometerem, em mais uma campanha, algo que nem pensam em fazer..
Já viu tanta esperança em pessoas querendo um mundo melhor..
Já viu tanta indignação em pessoas que lutam por um mundo melhor..
Já viu tanto descaso daqueles que deveriam nos representar nessa batalha por um mundo melhor..
Já viu tanta gente se preocupando mais em julgar os erros dos outros do que em corrigir os seus.
Sr Dono do Mundo, porque as pessoas se preocupam tanto com a grama jardim do vizinho, que não está tão verde, enquanto deixam suas margaridinhas morrerem?
Do outro lado da moeda, porque tem gente que fica só concentrado no crescimento das suas rosas, enquanto esquece de aguar só um pouquinho a dos outros?
Foi difícil de entender? Eu explico.
Ao invés de secar o lírio dos outros, julgando ou desejando o pior, porque não ir até lá e ajudar ele a desabrochar?
Acho que parte de muitos dos problemas do mundo está aí, Sr.
As pessoas falam de mais dos erros das outras e fazem de menos para ajudá-las a corrigir. Muito menos ainda pra corrigir os seus.
Sr Dono do mundo, eu sei que sozinho você não pode fazer muita coisa.
Mas ponha só um pouquinho de juízo naquelas pessoas grandes que fazem maldade com as crianças.
Elas um dia serão as grandes, e cometerão os mesmos erros.
Não permita que o mundo continue a ser um ciclo vicioso.
Não permita nunca que as pessoas se conformem com o péssimo futuro que o mundo tem em vista.
Porque aí sim, seria o fim do seu, do dele, do nosso mundo.
Sr Dono do mundo, ensina pras pessoas que tem muita coisa mais legal do que poder. Dominar tudo não é legal. O mundo é enorme. Dá muito bem pra cada um ter um pouquinho, e dominar o seu cantinho, não é?
Não seria melhor 20 casas do que 19 casebres e 1 mansão, Sr?
Então!
Por favor, coloque isso na cabeça das pessoas!
Já sei. Será um trabalho árduo.
Não se for dividido.
O mundo é de todos nós. Então eu também sou uma Sr. Dona do mundo. Ele também. Ela também.
É só resolvermos todos caminharmos juntos. Pelo bem.
Utopia?
Talvez não!
Somos em muitos. Muitos mesmo.
O futuro é algo que só depende do hoje. E eu realmente acredito que juntos, todos nós, Srs Donos do mundo, podemos montar uma verdade nova pra gente acreditar.
Ana Luísa

17 comentários:

  1. Uau!
    Vc arrasou! Conseguiu até diminuir um pouco o nó na minha garganta, que está me sufocando diante de tanta desigualdade.De tanta miséria humana. Seres humanos se matndo por nada. E os nossos governantes? Nem aí! Vc foi um pouco a minha voz.
    Parabens.
    P.S. E pensar que brincando, lhe ensinei a ler as primeiras palavras. Lembra-se?

    ResponderExcluir
  2. Oooi, Ana, vou responder logo seu comentário porque se for deixar pra responder quando tiver "tempo" respondo só ano que vem! uheuheuhehue.
    Enfim, é claro que eu adoraria te ajudar no teu trabalho! Pode me fazer as perguntas que quiser, tirar todas as dúvidas. Meu e-mail é pinheiro.luisa@hotmail.com. Pode mandar e-mail ou adicionar no msn, o que você preferir! Nem te preocupa que você não vai tá tomando meu tempo!
    Beijoo.

    ResponderExcluir
  3. MEU GORGULHOOOOOO!!!! A Tia Malu tem toda razão, vc ARRASOU!!!!
    Cada vez mais a desigualdade e a impunidade aumentam e não adianta colocar a culpa no vizinho, a conscientização e a mudança realmente tem que partir de cada um de nós!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai guria,que triste.
    Eu perdi essa noção da possibilidade de mudar o mundo.
    Quando eu vejo realidades horríveis, acho que já me encolho antecipadamente, pra evitar de me arranhar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adorei, nunca pensei que fosse encontrar uma garota de 17 anos que pensa parecido comigo. Hoje mesmo eu estava pensando sobre todas essas coisas, principalmente individualismo: to numa noia mto loca pra entra na universidade federal e soh penso em estuda estuda estuda, minha cabeça ta a 10³ e minha memoria nem se fala.. pq meu curso eh concorrido e soh ando pensando em mim! Ai comecei a lembrar de tudo q vc falo no seu texto, sobre as pessoas q sofre às custas do exagero de outras... refleti bastante entao, ...
    adorei seu texto, meus sinceros parabéns
    ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,lendo seu blog achei vc uma graça. Beijos da Socorro!
    Apareça no meu blog.

    ResponderExcluir
  7. Ana, vc é uma graça.
    Beijos da Socorro!
    Apareça no meu blog.

    ResponderExcluir
  8. Ana...
    Eu não sei o que escrever. Meus olhos marejaram e a minha voz sumiu. De todos os teus ótimos textos esse foi o melhor!

    Eis o velho clichê: O que me revolta não é a atitude dos maus, mas o silêncio dos bons.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que arraso!!
    Adorei você escreve muito bem que issoooo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. oi! sou a andy, e ameeeeeei de paixão seu post! vc fez um texto óótimo aki, viu? parabéns, vc tem talento mesmo! isso até que me deu uma esperança... gostaria de pedir pra vc participar da minha campanha... ^^
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Menina, vc tem talento! Vc sabe disso né? Acho que não é a primeira vez que te digo isso. Ja sabe qual faculdade vai cursar? Depois me conta, quero saber. Beijos e parabéns! Ana

    ResponderExcluir
  12. Eu precisava dizer umas coisas dessas pro 'Senhor dono do mundo' também, sabe? (;

    ResponderExcluir
  13. Acho que parte de muitos dos problemas do mundo está aí, Sr.
    As pessoas falam de mais dos erros das outras e fazem de menos para ajudá-las a corrigir. Muito menos ainda pra corrigir os seus. [2]
    muito bom seu texto, na verdade, eles estão melhores a cada dia :)
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa que texto lindo adoreii!
    Oi fofa, faz um tempinho que eu não passo por aqui né?!
    Pois é vim fazer uma visita para ver como anda o seu blog e pelo visto anda muito bem, e o seus textos cada vez mais tocantes e profundos.
    Bjos fofa e passa lá quando puder!

    ResponderExcluir
  15. eii

    simplemente adoreii o texto!
    sei nem o que comentar, vc já disse tudo!

    bjks

    ResponderExcluir
  16. Isso aê! se todos fizessem sua parte, né?? ótimo texto! (como sempre!) :D
    um bjo!

    ResponderExcluir
  17. São tantas perguntas como essas que queria saber as resostas, que mundo é este, pena que somos pequenos perto de tanta desigualdade, quem sabe um dia isso muda.

    ResponderExcluir