quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Eu não ia querer saber

103664248

Outro dia, no carro, ouvindo música e olhando pela janela, comecei a lembrar do filme peixe grande. Pra quem não viu, o filme conta a história de um cara, que, quando criança, junto com um grupo de amigos, visita uma mulher que mostra a cada um o momento em que eles vão morrer. Aí eu comecei a pensar mais uma vez em como eu jamais gostaria de ver o saber como será esse momento. No filme, o protagonista diz que é bom saber, porque, sendo assim, ele sabe que não vai morrer em tal fase, e consequentemente não tem medo de nada. Mas mesmo assim. Prefiro aturar os meus medos bestas e encará-los a saber quando vou morrer. Porque como eu não sei, eu, e acho que todas as pessoas, colocam na cabeça que está longe. Se eu soubesse a data exata, por mais que estivesse longe, estaria pertíssimo. E eu não aguentaria a pressão de viver com um contador regressivo apitando do meu lado, prestes a explodir. Prefiro viver na calma, talvez deixando de fazer algumas coisas porque eu achava que teria mais tempo, mas sem tentar fazer tudo atabalhoadamente por ter certeza que o tempo é curto. Porque sim. Por mais que a gente tenha tempo, é curto. Pra mim então, que sou a rainha do sofrimento por antecedência, seria o fim dos tempos. O dia da minha morte seria o dia em que eu soubesse que dia eu iria morrer. Porque com certeza pararia de viver direito e só pensaria nisso. Eu hein.

14 comentários:

  1. Que post mais aleatório. Haha.

    Adoro Peixe Grande, é um dos meus filmes favoritos. Definitivamente, se eu estivesse na situação do (pai do?) protagonista, eu não sei o que faria. Conhecimento é necessário, mas a ignorância é uma virtude. ;)

    ResponderExcluir
  2. GEENTE como é que pode uma pessoa filosofar tanto sobre como seria ruim saber o dia de sua morte? hahah eu acho que ia perder a graça viver se eu soubesse como morreria, uma das coisas mais legais da vida é se arriscar e qual a graça de se arriscar, sabendo que nada vai acontecer?

    ResponderExcluir
  3. Peixe Grande é o meu filme predileto do Tim Burton. Adoro. Mas tambem não gostaria de saber o momento em que morreria. Ia viver temendo o momento e evitando o inevitavel que é a morte!

    ResponderExcluir
  4. Haha. Não vi esse filme ainda, mas fiquei curiosa agora. Acredito que uma das coisas que fazem a vida ser interessante é justamente esse mistério que a cerca, não saber quando ou como pode acabar. É o único argumento que temos para vivê-la intensamente, então vamos aproveitar.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Assino embaixo, Ana! Sem tirar nem por!


    beijo

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, eu também não ia querer saber não. Prefiro continuar com meus medos...rs

    ResponderExcluir
  7. É, também acho que a vida não ia ter muito sentido se soubéssemos, porque com certeza tudo na vida ia mudar e íamos viver em função disso. Acho que por isso que ninguém tem esse poder no mundor real, né? rs

    Mas olha........... eu acho que ia querer saber, viu. Minha curiosidade é maior.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse filme, assisti há muito tempo, quando era criança. Não, eu não ia querer saber. Eu sou louca pra saber meu futuro às vezes, mas só o futuro mais próximo, rs. Beijos Ana!

    ResponderExcluir
  9. Penso como você, ainda mais do jeito que sou medrosa... Em vez de aproveitar cada momento de vida "garantida" que eu tivesse, ficaria só pensando no dia em que tudo acabaria. haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo, Ana. Eu também não quero nem saber que dia é esse. Ele existe, mas sempre faço de conta que está longe. Agora, não nego que de vez em quando eu penso umas coisas malucas sim, do tipo: menos um dia de vida - à noite... rs Não posso evitar. Sou meio melancólica. E eu penso na morte, penso em como serei quando idosa (se chegar até lá), penso coisas que pouca gente (que tem mais juízo que eu...rs) pensa...
    Um cheiro bem grande.

    ResponderExcluir
  11. Eu também não gostaria de saber. Mesmo porque, se tivesse um dia marcado para eu morrer, viver não teria mais graça. Explicando: se a morte já tá definida, por que não a vida? Eu me sentiria uma marionete. Não sei se faz sentindo, mas para mim faz.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Aninha, eu jamais saberia viver o presente sabendo a que horas ou como eu vou morrer. Como você disse, eu com certeza só pensaria no tempo que me resta! Credo! Prefiro viver o velho clichê: o hoje, como se não existisse o amanhã!

    Quanto ao seu comentário, querida, obrigada! E que Deus abençoe mesmo todos nós!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Nunca que eu queria saber de trem desses, tô igual o pagode lá 'deixa acontecer naturalmente'

    ResponderExcluir
  14. Eu já vi esse filme "Peixe Grande" e me lembro que amei muito. Mas acredita que eu não lembrava dessa parte que você relatou?
    Comigo também não daria certo saber quando eu iria morrer. Sou muito ansiosa.

    ResponderExcluir