terça-feira, 5 de março de 2013

Amanhã você vai entender

Outro dia, vagando no facebook por aí a fora, li algo parecido com: “Um dia nós paramos de achar que merecemos um final feliz e aceitamos o final que realmente teremos”. Compartilhei engolindo em seco. Quando será então que desistimos de ter um final feliz e aceitamos carregar o suposto fardo que nos foi reservado?

Não sei se é o inferno astral querendo dar as caras, mas eu ando querendo entrar em uma dessas piras bem erradas de achar que a vida é apenas isso aí e que eu não nasci pra ser uma grande pessoa ou realizar meus sonhos. E quem nunca entrou em crise que atire a primeira barra de chocolate.

Então eu estava debaixo do chuveiro cantando Legião Urbana a plenos pulmões e pensando nas letras das músicas. Cada hora que eu paro pra pensar nelas eu reparo em algum trecho novo. E então eu cantei com o o peito apertadíssimo que o que foi prometido, ninguém prometeu. E me resignei a sair do chuveiro extremamente magoada por ter demorado tanto a cair em mim que ninguém nunca me prometeu que meu futuro seria do jeito que eu sonho, e que ninguém nunca me prometeu que eu seria feliz e que, aos 70, colocaria a cabeça no travesseiro tranquila, realizada, tão feliz a ponto de nem conseguir fechar os olhos. Ninguém me prometeu.

Tem um episódio de Grey’s Anatomy em que um velhinho fala que é dura a vida quando você percebe que todos os seus amanhãs já viraram ontens; que seus sonhos já foram realizados, já terminaram de se realizar, e não te sobrou mais nada além das lembranças. Fico imaginando então o quão doloridíssimo deve ser, estando praticamente no leito de morte, ser obrigado a pensar que seus amanhãs nem chegaram a virar ontens, simplesmente porque não aconteceram.

Ninguém me prometeu nada, e eu continuo acreditando. Isso tudo é uma mentira e eu já passei da hora de parar de ser feliz assim, à toa, porque tudo com o que eu ainda sonho é ilusão e nada vai acontecer.

Eu tenho mania de pensar essas coisas erradas. Que tudo o que eu quero muito nunca vai acontecer, porque seria felicidade demais. Talvez uma felicidade que eu nem saiba sentir, mas que eu quero muito.

Acontece que, no meio desses desesperos internos que vem do nada, eu só consigo pensar em fé. E como diz a minha ilustríssima amiga Anna Vitória, o que me segura no meio disso tudo é a fé. E é paradoxal o fato de entrar em crise por admitir que ninguém me prometeu nada e me acalmar pensando na fé.

No final das contas, a fé é isso, né? É acreditar que alguém prometeu. Prometeu, mas não delineou cada um dos seus passos. Alguém te prometeu finais. Consequências para o que você decide fazer com cada um de seus começos e meios. Eu aposto que no fim de algumas das minhas alternativas de caminho tem alguma coisa bem feliz. Eu só preciso estar iluminada o suficiente pra saltitar minhas auroras no caminho que vai chegar nesse final. Bem simples seria, se tivesse como a gente ver, no começo do passeio, aonde ele vai nos levar. Mas talvez a vida não fosse tão completa sem as alegrias repentinas; as crises; as pausas pra abastecer. Talvez não valesse tão a pena viver sabendo exatamente onde iríamos chegar.

Então foi isso que fizeram: Transformaram o tédio em melodia, fazendo do futuro uma nuvem e nos deixando parados no meio do caminho torcendo pra não pisar em falso e dar de cara com um monstro. E aqui estamos nós. Aqui estou eu. Que tento terminar esse texto pensando que alguém me prometeu sim, mas que eu tenho que faz por merecer no meio do caminho, e que independente do que aconteça, tem uma força superior que ecoa na minha cabeça: Amanhã você vai entender.

E é aí que eu volto a respirar, volto a acreditar na magia, e tenho coragem de dar o próximo passo, fazendo de tudo pra me sentir infinita em cada um deles. Porque talvez a vida nem seja mesmo sobre o final, e sim, sobre o caminho.

keep

Mantenha a calma e continue.


Tudo deve ser uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

14 comentários:

  1. Amiga, esse seu texto me deu um apertão no peito. Nem o final otimista conseguiu me dissuadir da vontade de deitar na cama em posição fetal esperando as lágrimas caírem. Todo dia eu penso que todo mundo que eu amo está tão a minha frente. Parece que todo mundo evoluiu e tem todas as coisas que sonhou, menos eu... Sei lá, às vezes o pessimismo vem feito um tapa na cara. Rápido e doloroso. Ele passa, mas não dá pra esquecer cada pontinha da dor que deixou.

    Não quero entrar nessas e não quero que você entre. Vem aqui me abraçar e assistir Friends comigo?

    Te amo <3

    P.S: O que é nosso tá guardado, vamos acreditar.

    ResponderExcluir
  2. Não tem jeito de eu me identificar mais, depois que li greys anatomy então, me ganhou.
    O texto é lindo, brilhante. Já tive exatamente a mesma crise, e ainda hoje ás vezes passa pela minha cabeça, mas mantenho o pensamento que realmente o que vale a pena é o caminho, então eu aproveito o máximo que eu posso.
    Amei o blog, tua forma de contar sobre as coisas da vida realmente me encantou.
    Uma ótima semana
    Beijos, b.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, o final do texto mostra que você tem tudo o que precisa dentro de você.
    E já disse e vou repetir: você não precisa se preocupar em se tornar alguém porque você já é alguém que muita gente mataria pra ser.
    (Você também, viu Tarine?)

    Um alguém, aliás, que eu amo demais <3
    hihi
    não quero ver você triste.

    ResponderExcluir
  4. Analu,
    Eu nunca parei pra refletir sobre "O que foi prometido, ninguém prometeu", de modo que esse texto foi meio que um tapa na cara pra mim, mas tá. Eu ando tão boba com isso de que as coisas mais cedo ou mais tarde acontecem bem do jeitinho que devem acontecer, que sei lá. Só vale mesmo manter a cabeça erguida, o coração firme e a fé. Uma hora vai fazer sentido.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. O meu maior medo é que minha vida se transforme num "é só isso mesmo". Não sei, sabe, também nunca tinha parado para pensar nesse ninguém prometeu, mas ultimamente tenho refletido TANTO sobre o que me foi prometido. Se é isso mesmo. Se é culpa de tanta leitura que a gente viva nessa necessidade absurda de que algo vai acontecer com a gente.

    E só de passar dia após dia num escritório, me remôo de medo desses serem meus ontens... E os amanhãs?

    Ai, amiga. Tô lendo o comentário da Anna Vitória e achando que é pra mim também.
    O que é nosso está guardado!

    Beijo! Amo você <3

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus... que profundo. Muitas vezes tenho o mesmo pensamento. A fé com certeza me mantém em pé e outra coisa... a felicidade está nas pequenas coisas. Meu maior mal era olhar as coisas que eu não tinha, mas ao olhar no que tenho... Nem tudo saiu ou vai sair como planejei ou planejo, mas tem tanta coisinha simples a nossa frente que proporciona uma felicidade imensa.

    Bêjo

    ResponderExcluir
  7. Amiga,

    Primeiramente, arrasou no final. E é isso. Eu poderia aprar meu comentário aqui. Porque o final é a resposta pra todas as dúvidas. Agora, não me contenho e digo: Ninguém, além de nossos pais, nunca nos prometeu que teríamos a vida com a qual sonhamos. Mas a vida nos dá possibilidades. Ao nascer ela já nos dá uma mochilinha carregada de oportunidades e nos susurra aos ouvidos que devemos fazer o melhor que pudermos com elas. Uma vez li em algum lugar que a vida é uma consequência. Todos os fins são consequências dos meios. O que está me acontecendo agora é consequência de alguma decisão que eu tomei em algum outro momento. Eu sei que às vezes é difícil, a gente chuta o balde e desiste (falsamente) de ser feliz. Mas deixa eu te contar um segredo. Na maior parte do tempo eu me sinto infinitamente especial. Eu sinto que eu nasci pra realizar os meus sonhos. E é isso que me motiva dia-a-dia, que me mantém firme nessa estrada cheia de pedras. Porque, sabe, amiga. A vida é dura, cheia de impecilhos e gente maldosa, mas como é bom viver. E quer saber? Todos nós nascemos pra realizar nossos sonhos. Só precisamos dar o melhor de nós para que isso aconteça. E isso eu tenho certeza que você faz. Te amo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que texto... Tenho medo, medo demais, de ser essa pessoa, a que percebe que os amanhãs nem viraram ontens. Eu tenho essa coisa de viver pensando no futuro. Nos planos. No que eu estou fazendo agora, mesmo que não esteja contente, por causa do que espero nos amanhãs. E às vezes isso me assusta.
    Mas você terminou seu texto da melhor forma possível. Eu acho, de verdade, que nos prometeram, sim. E é isso que você disse: a gente só precisa fazer por merecer. A gente tem um caminho pra percorrer antes. E talvez realizar um sonho não seja tão significativo, ou tão bom, sem que a gente precise batalhar por ele. Parece música da Hannah Montana (The Climb), mas é a mais pura verdade (na verdade eu gosto muito dessa música).

    E que a gente fique tranquila: a vida é difícil, é confusa, nos desilude a todo momento... Mas é bonita. Ah, é bonita, sim.

    ResponderExcluir
  9. Analú, você sabe que durante muito tempo meu sobrenome foi crise. Mas uma grande amiga me compartilhou um texto do Albert Einstein, no qual ele fala o quanto nós amadurecemos a partir delas.
    Sabe, é um saco, apesar de natural, as vezes fazer questionamentos, mas se temos fé a coisa anda de um jeito mais fácil, por mais paradoxal que pareça. E esse negócio de amanhã entenderemos é total verdade. Dois meses atrás eu mal olhava pro céu perguntando "por que diacho isso está acontecendo comigo?". A resposta veio antes do que eu esperava...

    E você merece a felicidade amiga! A suprema e a melhor! A gente só não pode depender dela pra seguir.... rs

    Beijoca

    ResponderExcluir
  10. Amiga, todos esses dias lendo esse texto e sem forças pra comentar e eu não entendia o motivo. Daí que hoje, quando eu não conseguia entender o assunto da aula, mesmo que o professor explicasse mil vezes, entendi o porquê: porque eu concordo com você. Porque eu morro de medo de eu não ser suficiente para o mundo e ele me engolir. Morro de medo de não cumprir as promessas que fiz a mim mesma. Morro de medo, enfim, de achar que a vida é o tal caminho, mas não reconhecer por onde eu tenho andado. Tá me faltando a sua fé, sabe? Tá me faltando forças para continuar assim, sem saber onde tudo isso vai acabar. Só queria saber onde tudo isso acaba para saber se luto com todas as forças ou se desisto de vez.
    Tá vendo porquê eu não queria comentar? Isso tudo foi muito mais um comentário sobre como nós somos vulneráveis, isso sim. Ai amiga, por que a gente é assim?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Ana Lu! Acho que um dos teus melhores textos, sem dúvidas. Ando numa crise interna também, e, como sempre, surgem alguns empecilhos, mas a gente sempre sabe que passa, que depois tem algum significado. Como tu disse, amanhã entenderemos. Tenho certeza que tu vai realizar os teus sonhos, só que nem sempre é na hora que é a gente quer. E sobre ser feliz, acho que somos, com aquilo e com quem temos do lado.
    Tem uma coisa que eu sempre digo pros meus amigos que vivem com pressa, que querem terminar tudo logo, fazer tudo logo: pressa pra quê? vai chegar onde? A linha de chegada da vida é não viver mais. Temos tempo, ao menos espero que tenhamos. E tu é especial sim, uma hora há de chegar tudo.
    beijões

    ResponderExcluir
  12. Não tinha prestando atenção ao grande significado do "o que foi prometido, ninguém prometeu" até agora. É um impacto imenso! A gente escuta as músicas, mas nem sempre para pra pensar no significado por trás dos versos, e essa me pegou de surpresa agora. E durante a leitura do seu texto, fui me identificando ponto à ponto. Pq temos que ser assim, tão cobradoras de nós mesmas? Mas isso, não vamos perder a fé! O que é nosso está guardado, talvez demore um poquinho pra chegar, mas chega. =*

    ResponderExcluir
  13. Meu amor de Analu, eu sei que às veze é difícil pra caramba acreditar que no fim tudo vai valer a pena. Eu também penso que o que eu quero nunca vai acontecer porque é demais, mas venho tentando colocar na cabeça que o que a gente tem que fazer mesmo é dar o nosso melhor para que tudo de certo. E o mais importante é não pensar demais no futuro e em como ele vai ser e sim se preocupar mais com o presente e tirar o máximo de proveito dele, sendo feliz! Deu pra entender? hahaha
    Beijo, meu amor. <3

    ResponderExcluir
  14. Dá licença pra eu te agradecer por esse texto? Obrigada. É perfeito, e eu estava muito precisando ler algo assim. Tanto para sentir que eu não sou a única a entrar em crise (nunca atirarei a primeira pedra), mas também pra iluminar a visão com uma cor de esperança.

    É isso aí... quero acreditar que alguém me prometeu, e que eu vou ter a força e a coragem de correr atrás.

    Beijos.

    ResponderExcluir