domingo, 14 de abril de 2013

Sobre o réveillon de cada um

Há quem diga que se você parar pra pensar, comemorar aniversário não tem sentido nenhum. Os pessimistas dizem que não é razoável comemorar “um ano a menos de vida”. Os céticos dizem que é muito ´desnecessário ficar o dia inteiro ouvindo “parabéns” simplesmente pelo fato de você ter nascido, e que, sei lá, no fim das contas quem devia receber parabéns nesse dia era sua mãe, que teve que fazer o esforço. Enfim.

Eu gosto de aniversários. Acho que viradas, por mais que teoricamente não tenham mesmo sentido, são importantes. Não é que nesses 10 segundos que separam um ano do outro tudo vá mudar. Não é à meia noite que tudo muda. Só parece que nos dá mais chances.

Eu fico feliz nos meus aniversários. Não porque eu mereça parabéns por ter nascido, nem, talvez, mereça parabéns por ter aguentado mais 1 ano nessa terra de gente louca. Mas porque eu acho que todo mundo merece ter, ao menos 1 dia no meio desses 365, pra se sentir celebrado. Pra sentir que o mundo de todo mundo parou, ao menos por 5 segundinhos, pra pensar em você. Um dia onde a gente pode se dar ao luxo de achar que tudo gira ao nosso redor, um dia que você anda na rua pensando que o mundo de todas as outras pessoas está normal, mas o seu não, porque é seu aniversário e sua estrela está brilhando mais forte.

Aniversários são sempre iguais. As pessoas cantam aquela musiquinha bizarra, você fica roxa de vergonha, não sabe o que fazer enquanto os outros cantam, responde aos telefonemas dizendo “obrigada”, com uma sensação desconfortável, e tem certeza de que a pessoa que está falando também está achando desconfortável, mas é tudo lindo mesmo assim, porque é amor.

É amor quando suas amigas fazem fervo com você, gravam vídeos e colocam no facebook. É amor quando seus pais e sua tia te chamam na sala, te entregam sua lista de presentes na mão e mandam você ticar os itens que for encontrando nas sacolas. É amor quando sua mãe de alma te liga meia noite e dez cantando e falando as coisas lindas que só ela sabe falar. É amor quando você vê posts nos blogs das suas irmãs e filhas com o título arremetendo a um dos maiores tesouros da sua vida. É amor quando a criança-da-sua-vida chega te olhando com dois presentes que ela escolheu e fala que hoje é um dia muito especial porque é aniversário da Lu! É amor, gente.

E aniversários existem pra isso: Pra todo mundo ter a chance de se sentir a cereja do bolo durante um dia inteirinho. Pra todo mundo lembrar que é amado e especial. E pra todo mundo sentir que ganhou mais um ano inteirinho de chances de fazer a coisa dar certo.

21

É que hoje é meu aniversário
E quando chega meu aniversário
Eu me sinto bem maior, bem maior, bem maior, bem maior
Do que eu era antes

12 comentários:

  1. Amiga, você merece ser a cereja no seu dia e em vários outros. Fico feliz em saber que você teve um dia bem bonito e gostoso, e espero que um dia possa viver um reveillon particular com você <3

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Analu! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindoooo! Vc realmente merece!!! Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Hehehehehe!!! Feliz aniversário, cachinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Claro que você tinha fica super feliz no seu aniversário!! Tem gente que odeia, e tem gente - feito eu - que acha normal, mas você - café, como diz a May - está sempre do lado bonito das coisas. Sempre na margem boa :))
    Feliz aniversário de novo!
    ;**

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, porque nunca tinha pensado no aniversário dessa forma. Meu professor de literatura dizia tanto que não devíamos celebrar "um ano a menos", que eu meio que me acostumei com esse discurso, apesar de amar aniversários.
    Te amo, amiga! Que bom que seu dia foi incrível!
    Ano que vem, espero ser a primeira a te colocar pra ouvir a musiquinha da Taylor Swift pra comemorar seus dois patinhos na lagoa.
    Por enquanto, aproveite seus 21 =)

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  7. É claro que a festa tinha que ser arrematada aqui! Porque você não é besta de ficar de fora da sua própria festa, né?
    Amiga, não desejo que o você faça dar certo porque eu SEI que você vai. Confio no seu brilho e sei que a vida vai ser linda porque você decidiu que vai ser e pronto. Você é incrível! Obrigada por ter nascido! Amo você demais!

    ResponderExcluir
  8. Eba! Você ganhou um bolo ao invés de pavê! hahahahahahah
    Concordo com absolutamente tudo que você disse. Nenhum dia do ano - nem a páscoa - consegue ser melhor que o dia do nosso aniversário, afinal, só ele é nosso.
    Abraços meu amor <3

    ResponderExcluir
  9. Acho que o aniversário serve para a gente agradecer pelos 365 livramentos que ele nos deu em todo o ano!

    Parabéns!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto de aniversários, apesar de sempre ficar super constrangida com a música boba e os telefonemas. Mas não há como fugir disso, né? Então o jeito é aproveitar a data da melhor forma possível, fazendo do dia o mais especial que puder. Não é que o mundo pare pq é o dia do aniversário de alguém, mas acho que celebrar mais um ano de vida é legal e sim, muito válido. :)
    Felicidades, Analu!

    (mesmo que atrasadinhas, hehe)

    ResponderExcluir
  11. Eu sou dessas pessimistas, mas só com o meu aniversário. Acho um amor as pessoas que amam fazer aniversário. Gosto de ver a alegria delas. :)
    Já te disse parabéns, mas não custa dar mais um. PARABÉNS. hahahah.
    Te amo.

    ResponderExcluir
  12. Que bonito isso que você escreveu. Todo mundo gosta de ser lembrado, pelo menos uma vez no ano.

    Parabens moça. Seja muito, muito feliz.
    Boa tarde. "_"

    ResponderExcluir