domingo, 9 de agosto de 2015

Menos relevância e mais amor - 09/31

Esses dias eu estava de bobeira dando uma circulada pelo RotaRoots, coisa que eu não fazia há tempos, e vi uma menina propondo a famosa “discussão da relevância”. Fui rapidinho responder porque adoro meter o bedelho quando o tema da conversa é esse.

Ai, a Relevância. Que coisa maravilhosa. Tanta coisa no mundo pra virar moda (tipo, sei lá, calça de moletom) mas o povo preferiu a dita da relevância e acontece isso que anda acontecendo. Todo mundo quer ser relevante. Todo mundo quer postar TEXTÃO™ sobre política no facebook. Todo mundo quer mostrar que respira assuntos importantes e nem sabe o que são amenidades. E, last but not least, blogueiros agora gostam de dizer que ~produzem conteúdo~.

Assim, nada diretamente contra, até porque, cada um usa seu espaço na internet pra fazer o que quiser. Mas já que eu também posso escolher ler o que eu quiser, vou dizer: tenho preguiça de 85% desses. Até leio os outros 15% de vez em quando, mas não é o tipo de blog que eu tenho prazer em comentar e divulgar para as amigas. Blog de verdade, que eu gosto mesmo, na raça, é o da galera pouquíssimo relevante para a sociedade.


No meio disso, dá para dar umas marteladas de vez em quando, claro que dá. Descer o cacete em tudo o que você acha que está dando errado, pregar um pouquinho os conceitos nos quais você acredita, expor sua opinião sobre assuntos sérios – mas a opinião própria sobre aquilo, de verdade. Assumir que muita gente séria já falou melhor sobre o assunto por aí e que ainda assim você quer deixar claro o que pensa. Isso, para mim, é a verdadeira blogosfera.

Blog, na minha concepção, é conversa com as amigas na varanda no fim do domingo. Posso ler sobre coisa séria e relevante todo dia em qualquer jornal que eu abra – mas quando eu abrir seu blog, por favor, não se avexe em me contar o que foi que você comeu no almoço e por que foi que você não gostou do tempero.  Estarei ansiosíssima para saber!

16 comentários:

  1. MIMIMI que lindo esse texto Ana! <3 E que honra ter sido linkada <3 <3 <3
    Olha, não poderia assinar em baixo com mais gosto do que to assinando agora, sério! Embora eu ache necessário discutir n coisas dessa nossa sociedade problemática e, porque não dizer?, mundo problemático. Fazer SÓ isso cansa, é por isso que as novelas da globo que não são de época ou mais levinhas não fazem sucesso... Porque a gente já vive rodeado de corrupção, violência, mau-caratismo, aí a gente liga a tv e tem o que? Mais coisa ruim, poxa! Cansa né?

    Sempre fui da galera dos blogs pessoais, sempre sempre sempre! Não sei fazer outra coisa, ainda olho um blog ou outro específico - literário ou ás vezes até de moda - mas ah, é tão mais gostoso sentir o coração quentinho com esse tipo de texto ou dar risadas da presepadas que a vida reserva para gente né? Eu adoro!

    E esse texto e você <3 saudade!

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito, muito bom. Tem gente que parece que tem medo de falar sobre o que gosta e não ter ~~sucesso, nisso. Né? Acho que já começa errado aí.

    Amo blogs que falam sobre tudo, sobre detalhes do dia da autora, que talvez nem façam taaaanta diferença na minha vida, mas que é legal de ler justamente por ser uma leitura leve e descontraída, enfim... Como você disse: se for pra ler sobre coisas absurdamente sérias, eu ligo a tv ou entro em um site de noticias. Por isso que blogs pessoais sempre ganham meu coração.

    ResponderExcluir
  3. Ai, sua maravilhosa, concordo demais com você. Pra mim, a alma dos blogs são as amenidades. Mesmo quando o assunto central é sério, a abordagem é completamente subjetiva e é pra isso que serve e ponto. Também tenho preguiça de gente que só fala de coisa "relevante".

    Te amo muitão <3

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO blogs pessoais. Adoro escrever sobre livros e outras coisas mais ~sérias~ também, mas minha paixão são blogs diarinho. É bom saber que a blogosfera ainda tem espaço para esse tipo de blog e que há o rotaroots, que reúne vários blogs desse tipo. ♥

    ResponderExcluir
  5. Tá raro achar blogs pessoais que são pessoais, garota. Eu digo pra vc por experiência própria porque, vira e mexe, eu reviro a blogosfera em busca de algo bom pra ler. Na maioria das vezes o resultado é puro desgaste de ver gente dando palpite com ar de especialista em um assunto que mal conhece. Que vamos fazer, né? Mas calha de eu achar blogs legais, que metem a boca no trombone e falam com mais entusiamo e propriedade do que muitos 'blogs sérios'.
    No final das contas, a gente vai levando e vai blogando porque, né, blogosfera é, de longe, meu lugar preferido na internet, haha.

    Blog da Also

    ResponderExcluir
  6. Meus blogs preferidos são esses também. Como se fossem uma conversa franca com o leitor, como se fizéssemos parte do dia a dia de cada blogueiro. Entro ansioso na blogosfera para ler esse tipo de texto e saber que ali do outro lado existem pessoas como eu, com uma rotina e pequenos momentos que se transformam em um texto ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Amiga, vem cá me dar um abraço e rolar no chão (?). Aff que texto maravilhoso, aff que texto necessário. Acho muito importante você deixar claro que cada um faz o que quiser, mas é tão bom falar sobre trivialidades. Tão gostoso. Eu tenho blog mesmo desde os 16 (algumas tentativas frustradas aos 12, ou qualquer coisa assim), mas só agora eu sinto que achei uma casinha onde posso ficar de verdade e me sentir confortável, sem a pressão de ter que escrever alguma coisa relevante o tempo todo. Sei lá, talvez eu escreva qualquer dia. Mas é tão bom poder escrever sobre coisinhas bobas, sobre minha vida. E melhor ainda é só ter companhia nesse barquinho.

    amo você <3

    ResponderExcluir
  8. te acho incrível! tô adorando essa história de post seu todos os dias, sério (por mais que eu nunca tenha vindo aqui falar nada, porque me sinto meio ~pata~ sem saber o que comentar direito hahaha). fico feliz de saber que o rotaroots ainda consegue reunir uma quantidade legal de gente que tá menos preocupado com sucesso e mais preocupado com essa troca linda de vivências e textos legais! <3

    ResponderExcluir
  9. Ai, amiga, amei seu post. Eu gosto muito de falar sobre absolutamente nada relevante no meu blog e amo ler tudo o que vocês têm de não relevante pra me dizer também. E, ainda assim, nós conseguimos tratar de assuntos muito sérios e relevantes por aqui também, né? Tipo quando a gente resolve jogar conversa de botequim feminista, e eu também acho um máximo.

    No final do dia, acho que blog legal é aquele que a gente faz pra agradar a nós mesmos. Eu gosto de ler algo que escrevi e pensar: "Pô, gostei. Disse o que queria dizer". Se eu gostar, tudo bem. Se ninguém mais gostar, paciência, pelo menos sei que A Gente sempre vai ler e dar pitaco.

    Amo você!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Como você bem disse, tem muita gente o tempo inteiro falando sobre coisas importantes. Quando entro no blog de alguém, apesar de gostar de saber o que as pessoas pensam sobre coisas importantes, quero saber do dia que ela comeu cachorro quente sentada no meio fio, do aniversário da melhor amiga, a viagem de férias, aquele dia em que tudo deu errado, essas coisas. E como eu disse lá no tópico do Rota, não vejo motivo pras nossas vidas não serem consideradas assunto de relevância. Ok, não tem impacto mundial (ou nacional, ou estadual, talvez nem municipal), mas mesmo assim. Experiências importam.

    Que a gente nunca saia da varanda, nem na segunda feira <3
    te amo!

    ResponderExcluir
  11. Amiga, sim! Mil vezes sim para teu post. Eu morro de preguiça de textão. Seja em blog ou no facebook. Durmo no meio de quase todos eles. Eu gosto das experiências humanas, do dia a dia, da rotina, de saber o que as pessoas pensam sobre livros de colorir e como elas escrevem sobre isso, sabe? Claro que é importante se impor diante de algumas coisas, mas ser SÓ ISSO não dá.
    Te amo, meu amor de Analu <3

    ResponderExcluir
  12. Que timing foi esse? Eu estava pensando nisso ontem e comentei sobre isso no post de amanhã, uhaauhe. Eu amo blogs diarinho <3 gente que escreve sobre _qualquer coisa_ me conquista na primeira visita. Nem sempre precisamos ser relevantes, né?

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você Ana, as vezes a blogsfera se torna tão impessoal e vira marketing puro, ou um comício politico. Por isso que quando eu descobri a Máfia, digamos que eu achei um válvula de escape. Vocês são maravilhosas, e falam de coisas que importam para vocês, coisas de gente como a gente que fica impossível de não se identificar. Então obrigada por dividir suas experiências conosco.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Moça, o que dizer do seu blog que eu mal conheço e já considero pacas?
    Fiquei uns 3 anos sem blogar. Mas essa necessidade louca de ser relevante que eu via por aí me incomodou de uma forma que eu resolvi que tinha que voltar a postar. Como forma de protesto. rs
    Aliás, tem bastante gente com blog e/ou canal grande no youtube que postava sobre esses... ~conteúdos relevantes~ e de uns tempos pra cá começou a fazer vlogs! E fazem sucesso com isso. Ou seja: no fundo todos gostam é de saber das bobeirinhas diárias das vidas dos outros. rs

    ResponderExcluir
  15. Eu sigo muito desses blogs que "produzem conteúdo", mas eu prefiro muito ler os relatos diários das pessoas, ler os CAUSOS. Meu blog é uma bagunça porque tem dias que conto história, e outros que falo sobre minhas séries favoritas, mas nunca em nenhum momento eu acho que seja produtora de conteúdo (???) porque minha opinião é bem pessoal mesmo: não gostei do filme porque x, gostei do filme por y. Não sou formadora de opiniões, só tenho as minhas.

    E sei lá, tem algo muito bom em ler relatos diários porque a gente conhece muita gente como a gente, e parece que nos apegamos por causa desses tipos de posts (eu, particularmente, me sinto próxima quando vejo alguém narrando que caiu o mesmo tipo de tombo que eu).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. AMIGAAAAA!
    Como assim eu ainda não tinha lido este CONTEÚDO maravilhoso e RELEVANTE pra minha vida? Aff, que pessoa horrível. <3
    Porque sseu blog é relevante na minha vida, porque me faz muito feliz chegar aqui e ler sobre qualquer coisa que tenha escrito.

    Adoro dividir um pouco a varanda com você. ♥

    ResponderExcluir